A Águas do Norte integra o consórcio I-ReWater, para promover a investigação sobre a utilização de ApR – Água para Reutilização na agricultura de regadio


A reunião de Kick-Off decorreu de 19 a 21 de fevereiro, no Campus Terra da USC, em Lugo, Espanha, e contou com a presença de cerca de cinquenta representantes do consórcio e das entidades colaboradoras nesta investigação financiada pelo programa Interreg-Sudoe

O projeto "I-ReWater - Gestão sustentável dos recursos hídricos na agricultura de regadio no espaço Sudoe", arrancou oficialmente em fevereiro de 2024, com a reunião de lançamento do projeto, que contou com a presença dos representantes deste consórcio multidisciplinar, formado por 16 parceiros, bem como por várias das 39 entidades colaboradoras. Durante dois dias, cinquenta técnicos delinearam e reviram presencialmente o plano de trabalho para alcançar as metas estabelecidas até 2026 e que terá como resultado a apresentação da Estratégia Transnacional para a utilização de água recuperada.  A Águas do Norte esteve representada pelos colaboradores Miguel Campos e Paula Vale Fernandes.

O vice-reitor de Organização Académica do Campus de Lugo da USC, Francisco Fraga, deu as boas-vindas ao consórcio I-ReWater no âmbito de um ato institucional no qual também participou como orador o professor da USC e coordenador do grupo PROePLA, Manuel Marey, o Subdiretor de Estágios e Mobilidade da EPS de Engenharia, Emilio Carral Vilariño, a Presidente da Câmara Municipal de Lugo, Paula Alvarellos, o Presidente da Confederação Hidrográfica do Miño-Sil, José Antonio Quiroga, e o Secretário do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, Xosé Lago.

Valor acrescentado para a água de regadio
O principal objetivo do I-ReWater é melhorar a gestão dos recursos hídricos na agricultura, integrando a utilização de água urbana recuperada nas culturas agrícolas, tendo em conta os aspetos ambientais que garantem a sua boa utilização devido à atual crise climática. O I-ReWater foi aprovado durante o último convite à apresentação de propostas Interreg Sudoe 2021-2027, e tem um orçamento de mais de 2,2 milhões de euros, 75% financiado pelo Fundo FEDER.

De acordo com as primeiras estimativas, segundo Javier J. Cancela, coordenador da I-ReWater, a utilização de ApR em culturas de regadio poderia poupar 10% dos recursos hídricos atualmente consumidos. Além disso, aumentaria também a percentagem de utilização de águas residuais tratadas, que atualmente é de 2,4% na Europa, reduzindo assim a necessidade de fatores de produção, uma vez que a água recuperada das ETAR é enriquecida com azoto e fósforo, bem como com outros componentes com propriedades fertilizantes de interesse para as culturas.
Especificamente, as ações-piloto em Portugal serão realizadas na Herdade do Esporão (Évora), utilizando água recuperada da adega; Algarve (Faro), também utilizando água recuperada da adega. No caso de Alfândega da Fé (Bragança) e Mirandela (Bragança), a água recuperada terá origem nas de ETAR da Águas do Norte.

Estratégia transnacional futura para a utilização de ApR - Água para Reutilização
Paralelamente à implementação das ações-piloto, será analisado o estado atual dos recursos hídricos no espaço Sudoe, com especial atenção para a utilização de ApR na agricultura de regadio, bem como os efeitos na produção e qualidade das culturas, de modo a promover a resiliência e a segurança da água. Na parte final desta investigação, os resultados obtidos servirão de base para a elaboração de uma Estratégia Transnacional para a utilização de ApR no espaço Sudoe.

Consórcio
O consórcio I-ReWater é formado por 16 entidades líderes no seu sector do espaço Sudoe, região formada pela Península Ibérica, o Principado de Andorra e o Sul de França. A Escuela Politécnica Superior de Ingeniería del Campus Terra da Universidade de Santiago de Compostela (USC), lidera este projeto, no qual participam também a Fundación Juana de Vega, HOPEN - Terre de Houblon, Instituto de Ciencias de la Vid y el Vino (ICVV), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Bragança, IRTA (Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias), Universidad de Córdoba (UCO), Águas do Norte, S. A., INRAE, Agencia de Medio Ambiente y Agua de Andalucía (AMAYA), Gestagua, Área Metropolitana de Barcelona (AMB), Oficina del Regant del Departament d'Acció Climàtica i Agenda Rural de la Generalitat de Catalunya (OdR) e Governo de Andorra.
O coordenador é Javier J. Cancela Barrio, Professor da EPS de Engenharia e investigador do grupo de Projectos e Planeamento (PROePLA) da USC.

Sobre a Águas do Norte
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined