Águas do Norte investe mais de 700 mil euros para melhorar saneamento no Município de Fafe


A Águas do Norte (AdNorte) tem neste momento em curso uma empreitada de construção de redes de drenagem de águas residuais que permitirá melhorar o saneamento no Município de Fafe.

O investimento de 712.515 EUR pressupõe a construção de redes de drenagem de águas residuais nas freguesias de Antime, Arões Sta. Cristina, Arões S. Romão, Cepães, Fornelos, Golães, Medelo, Moreira de Rei e Quinchães, pertencentes ao Município de Fafe e será executado no âmbito da Parceria relativa ao Sistema de Águas da Região do Noroeste.

Os trabalhos a realizar incluem a construção de 8,8 km de redes de drenagem de águas residuais, 345 ramais domiciliários de saneamento e 240 câmaras de visita, num prazo de 300 dias.

Com esta obra, a AdNorte pretende resolver os problemas de saneamento dos habitantes destas freguesias, garantir a preservação do meio ambiente e proporcionar às gerações atuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A AdNorte enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas. Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Fafe, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.