Águas do Norte melhora a Eficiência Energética no Edifício Administrativo da ETA de Areias de Vilar


Em 2020 foi aprovada a Operação «POSEUR-01-1203-FC-000197 – Eficiência Energética no Edifício Administrativo da ETA de Areias de Vilar», no âmbito do Portugal 2020 - Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Eixo I.


A Operação visou a implementação de projetos de gestão e racionalização energética, contemplou a implementação de medidas de eficiência energética, ativas e passivas, e promoveu a utilização de energias renováveis para autoconsumo no Edifício Administrativo da ETA de Areias de Vilar, contribuindo para a execução do Programa Eco.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública) e do PNAEE (Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética) e para a consequente redução da despesa com a energia.


As intervenções efetuadas no âmbito da Operação, consistiram no desenvolvimento e implementação das seguintes medidas de eficiência energética:

  • Tipologia Medidas a) i) – Envolvente Opaca: Isolamento térmico na cobertura exterior;
  • Tipologia Medidas a) ii) – Envolvente Envidraçada: Instalação de dispositivos de sombreamento nos vãos envidraçados;
  • Tipologia Medidas a) iii) – Sistemas Técnicos: Substituição dos equipamentos de AVAC por soluções mais eficientes;
  • Tipologia Medidas a) iv) – Iluminação: Substituição das lâmpadas atuais e/ou instalação de LED’s para iluminação;
  • Tipologia Medidas b) i) – Solar Térmico: Instalação de sistema solar térmico coletivo com apoio e depósito de acumulação individualizado e
  • Tipologia Medidas b) ii) – Solar Fotovoltaico: Instalação de sistema solar fotovoltaico para autoconsumo.

 

Com as ações previstas pretendeu-se contribuir para um aumento da eficiência energética do edifício, contribuindo simultaneamente para a melhoria das condições de conforto dos colaboradores que o utilizam diariamente. A redução de consumo prevista situa-se nos 45%.


Esta Operação, em fase de encerramento, representou um investimento elegível de 575 mil euros e uma comparticipação esperada de 259 mil euros no âmbito Fundo de Coesão da União Europeia.

 

Consulte a Ficha do Projeto aqui.



2024-06-13



undefined