Águas do Norte esteve presente no Labsummit


Decorreu nos passados dias 16-18 de maio, o Labsummit, o evento que reúne os melhores especialistas de laboratório, evento que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra, que foi o epicentro da colaboração e do progresso laboratorial, com uma variedade de palestras, workshops e networking.

Cientistas, gestores e administradores de empresas ligadas ao Laboratório foram todos convidados a aprender, durante três dias, sobre as últimas tendências, tecnologias e desafios que este campo enfrenta. Assente em pilares distintos, mas complementares – como o Laboratório, a Sustentabilidade, o Digital e a Produtividade – esta será uma excelente oportunidade para a atualização das últimas pesquisas, tecnologias e métodos de trabalho nos laboratórios.

Mas o labsummit não se compõe apenas de palestras de oradores nacionais e internacionais, apresentação de casos de sucesso ou painéis de discussão. O evento oferece uma oportunidade única para os participantes se conectarem e interagirem com colegas, profissionais, fornecedores, especialistas e líderes de opinião no campo dos laboratórios.

Num ambiente estimulante, houve espaço para o networking, que pode levar a colaborações futuras, parcerias comerciais, oportunidades de carreira, troca de ideias e experiências, além de construir relacionamentos profissionais valiosos. Houve ainda espaço para workshops, que permitiram aos participantes aprimorar as suas habilidades técnicas, aprender novas técnicas de laboratório e discutir questões específicas com outros profissionais do setor.

O Labsummit assentou em quatro pilares fundamentais, o Laboratório, Abrangendo todos os aspetos relacionados com as práticas e processos laboratoriais, o Digital, abordando as transformações digitais e os desafios dessa transição, que envolvem a adoção de soluções tecnológicas como a automação de dados, integração de sistemas, análise de big data, inteligência artificial (IA), Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Blockchain, a Produtividade, através da maximização e eficiência e a produtividade dos laboratórios, e a Sustentabilidade, um pilar orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.