COMUNICADO - Perturbações no Abastecimento de Água no concelho de Macedo de Cavaleiros


Perturbações no Abastecimento de Água no concelho de Macedo de Cavaleiros

Tendo em consideração os constrangimentos no abastecimento de água verificados no passado fim de semana no Município de Macedo de Cavaleiros, com origem no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, que originaram uma diminuição da pressão da água e eventuais interrupções temporárias no fornecimento de água às redes municipais de distribuição, a Águas do Norte vem esclarecer o seguinte:

•    Os problemas verificados desde a passada sexta-feira, dia 2 de agosto, no sistema de abastecimento de água do Azibo, foram provocados por um elevado consumo de água durante o período em causa, em consequência das elevadas temperaturas registadas e também do elevado acréscimo da população que ocorreu na área servida pelo referido subsistema.

•    Pelo facto dos referidos consumos elevados se terem de forma contínua, e apesar dos esforços desenvolvidos pelos serviços técnicos da Águas do Norte no sentido de resolver rapidamente a situação, foram registadas algumas perturbações na normal reposição da água nos reservatórios de água em “alta” que servem o Município de Macedo de Cavaleiros.

•    Dado tratar-se de uma questão técnica exclusivamente associada à gestão do referido sistema multimunicipal, a Águas do Norte assume a sua responsabilidade por esta situação, não sendo a mesma imputável ao município de Macedo de Cavaleiros, enquanto entidade gestora das redes municipais de distribuição de água em “baixa”.

Dadas as circunstâncias referidas, a Águas do Norte vem reiterar a importância de se proceder à utilização da água potável de forma consciente, evitando desperdícios, especialmente durante os períodos de maior calor e festividades, bem como da verificação de torneiras e canalizações no sentido de evitar o desperdício de água.

A Águas do Norte está a trabalhar no sentido de introduzir alterações no sistema para mitigar estas situações no futuro, no sentido de melhorar continuamente os serviços e garantir a satisfação dos clientes.

Lamentando os incómodos causados, agradecemos a compreensão e colaboração de todos durante este período.