Águas do Norte participou no SENAG - Seminário Nacional de Abastecimento de Água


O Seminário Nacional de Abastecimento de Água (SENAG), teve lugar em Tomar, nos passados dias 2 e 3 de outubro, sob o tema “Os Desafios da Década”. Organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o evento reuniu mais de cerca de 350 inscritos, contou com a participação de 55 oradores de relevo e teve a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

A Águas do Norte fez-se representar através da sua Vice-Presidente do Conselho de Administração, Fernanda Lacerda, que participou como oradora na mesa-redonda com o tema “Contribuir ativamente para reduzir as perdas de água - vertente real”, e do Diretor de Tecnologias de Informação e Inovação, Frederico Barros Lopes,  um dos participantes na mesa-redonda “Como captar e reter o talento, recursos humanos e know-how deste setor envolvendo as tecnologias emergentes?”.

Ao longo dos dois dias do evento, estiveram em debate oito temas principais, incluindo a gestão do abastecimento de água, a inovação na relação com o cliente, a resiliência e contingência dos planos de segurança da água, e a captação de talentos para o setor. Entre os tópicos mais sensíveis esteve também a questão das perdas de água, abordada sob duas vertentes: perdas reais e perdas aparentes.

O evento foi também palco da entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos da ERSAR, no qual 83 entidades gestoras foram distinguidas pela qualidade exemplar da água fornecida para consumo humano.

Além das sessões técnicas, o SENAG 2024 contou com uma mostra de 16 expositores que apresentaram as mais recentes inovações tecnológicas e serviços ligados ao setor da água. Com o objetivo de promover a interação entre os diversos intervenientes e fomentar a criação de valor no setor, o SENAG reafirma-se como um evento de referência na gestão do abastecimento de água em Portugal.

undefined

undefined