Investimento de 1 milhão de EUR em infraestruturas no Município de Cinfães


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de construção das redes de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água na freguesia de Moimenta, no município de Cinfães, na sequência da sua adjudicação à empresa Edibarra, S.A. O investimento, no valor de cerca de 1 milhão de EUR, tem o prazo de execução de 455 dias.

Nos trabalhos agora iniciados, será executada uma rede de saneamento de águas residuais no lugar de Moimenta, com uma extensão de cerca de 4,6 km, duas estações elevatórias e respetivas condutas, e irá servir de 154 ramais domiciliários.

No que diz respeito ao abastecimento de água, será igualmente instalada uma rede de distribuição  numa extensão total de cerca de 4.4 km, servindo 150 ramais domiciliários.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende disponibilizar a uma parte significativa da população residente no concelho de Cinfães, a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A presente empreitada é cofinanciada no âmbito da candidatura POCI-07-62H1-FEDER-181416, beneficiando de um apoio comunitário no valor de 686 mil EUR, relativo apenas às infraestruturas de saneamento de águas residuais. No que respeita às infraestruturas de abastecimento de água, a despesa será assumida pelo município de Cinfães, ao abrigo do Protocolo de Delegação de Execução de Investimento celebrado com a Águas do Norte.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.


undefined