- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Simulacro da Águas do Norte na ETA da Lapela
No passado dia 6 de dezembro realizou-se um simulacro de fuga de cloro gasoso na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Lapela, infraestrutura que integra o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. Esta atividade faz parte do compromisso da Águas do Norte com a segurança operacional, visando garantir que suas equipas operacionais estejam preparadas para lidar de forma eficaz com situações de emergência.
Um simulacro de emergência é uma atividade prática que simula uma situação de crise ou perigo, com o objetivo de treinar pessoas, avaliar procedimentos de resposta e identificar possíveis melhorias em planos de contingência. Estes exercícios são amplamente utilizados em empresas para preparar as equipas de resposta para lidar com situações de emergência reais.
Neste caso em concreto, o objetivo o simulacro foi de preparar as equipas da Águas do Norte para agir de forma rápida e eficiente com uma situação de fuga de cloro gasoso, garantindo dessa forma a segurança dos trabalhadores, da comunidade local e do meio ambiente.
Neste simulacro, como parte dos procedimentos simulados, para além de se realizarem os testes de alarmística, a movimentação de equipas de emergência no local, incluiu também a participação da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Monção. Durante esta ocorrência, foi igualmente avaliada a capacidade de resposta rápida de indivíduos e das equipas, a eficácia dos planos de emergência, a identificação de falhas ou lacunas nos protocolos existentes, e ainda a sensibilização dos participantes sobre como agir em situações de perigo. No final foi feita uma avaliação, no sentido de analisar os resultados, identificar pontos fortes e fraquezas, e ajustar os planos de emergência.