Águas do Norte integra o projeto Ciência Viva no Verão


A AdNorte integra, pela primeira vez, o projeto "Engenharia no Verão" integrado nas atividades promovidas pelo Centro de Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica promovendo visitas guiadas à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Gaia Litoral e à Estação de Tratamento de Água de Lever, ambas em Vila Nova de Gaia, que possibilitam aos interessados conhecer a engenharia portuguesa e o impacto que esta tem na vida da população.
 
Uma das instalações assinaladas que receberá visitas guiadas será a ETAR de Gaia Litoral e o Laboratório. Esta infraestrutura situa-se na freguesia de Canidelo e enquadra-se no sistema de drenagem de águas residuais da bacia do Oceano Atlântico, recebendo diariamente uma média de 30.000 m³ de efluente proveniente da parte Ocidental e Norte do concelho, o que representa uma população abrangida de cerca de 215 000 habitantes. As visitas estão marcadas para os dias 29 de julho, 12 de agosto e 9 de setembro, às 14h30.

undefined

As visitas à ETA de Lever têm como objetivo primordial dotar os participantes de conhecimentos sobre o funcionamento e processos de tratamento de água para abastecimento, realizados nesta infraestrutura que abastece cerca de milhão e meio de habitantes, bem com o Laboratório que se encontra Acreditado, pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC), através da Norma NP EN ISO/IEC 17025:2015. As visitas decorreram nos dias 12, 19 e 25 de agosto às 15h00 e dias 14, 21 e 27 de agosto, às 10h00.

undefined

Dado que estas atividades ocorrerão no Verão, altura em que as temperaturas altas e a exposição solar são elevadas, a AdNorte recomenda a utilização de calçado confortável, chapéu e proteção solar.

A iniciativa Ciência Viva no Verão proporciona milhares de atividades em todo o país nas áreas de Astronomia, Geologia, Biologia, Engenharia, Faróis e Castelos, sempre na companhia de especialistas, em colaboração com instituições científicas, centros ciência viva, associações, autarquias e empresas.

As visitas requerem inscrição obrigatória, pelo que deverão ser efetuadas no site do Ciência Viva no Verão ou através do telefone: 800 200 205 (o nº azul funciona das 9h00 às 18h00).