Controlo ativo de perdas na Águas do Norte


O processo de implementação de controlo ativo de perdas de água na Águas do Norte, tem como objetivo não só a diminuição das perdas, mas também melhorar a estruturação da informação.


Para implementar uma política de controlo das perdas de água, foi elaborado um Plano de Controlo Ativo de Perdas (PCAP) da Águas do Norte, S.A.


Com a definição de zonas de medição e controlo (ZMC) e a monitorização de caudais foi possível desenvolver um conjunto de ações de controlo e de deteção de fugas visíveis e não visíveis, estas últimas com recurso a sistemas de deteção acústica. Tendo sido possível observar uma diminuição significativa de perdas em algumas das zonas da rede de distribuição, nomeadamente nas áreas associadas ao reservatório do Sobreiro (ZMC04) de Amarante.

Com a chegada dos loggers acústicos de deteção de fugas, a partir de outubro de 2017, passamos a realizar, de forma criteriosa, inspeções diárias da rede de distribuição de água.


Desde essa data, conseguimos detetar e reparar fugas invisíveis em que a água perdida não se manifestava à superfície, no Município de Amarante e Arouca.

Com o desenvolvimento da plataforma “Biwater”, atualmente, é possível a monitorização de caudais em 18 locais, permitindo-nos de uma forma bastante estruturada avaliar os volumes diários aduzidos às zonas de medição e controlo, bem como os caudais mínimos noturnos e o médio diário, que são informação indispensável à análise do tipo de roturas, a forma de atuação e deteção que permitem diminuição das perdas.

Com o recurso à ferramenta de controlo de fluxo de caudais, Biwater, foi possível de uma forma bastante estruturada avaliar os volumes diários aduzidos às zonas de medição e controlo, bem como os caudais mínimos noturnos, que são informação indispensável ao controlo e evolução das perdas reais.


É importante referir que, se não existe-se um sistema de controlo de caudais como a biwater, a fuga não seria detetada ou seria de mais difícil deteção e a situação de perda manter-se-ia por mais tempo, traduzindo-se num valor estimado de cerca de 1.850€/mensal.