Águas do Norte comemora o Dia Nacional da Água


Integrado nas comemorações do Dia Nacional da Água, que se assinala hoje, 1 de outubro, a Águas do Norte abriu as suas instalações da Estação de Tratamento de Água de Areias de Vilar, em Barcelos, a cerca de 60 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Criado para refletir sobre a enorme importância que este recurso tem nas nossas vidas e como podemos preservá-lo, no dia 1 outubro comemora-se o Dia Nacional da Água. Este dia foi a data escolhida pelo facto do dia coincidir com o início do ciclo hidrológico, isto é, o período em que começa o tempo da chuva.
Como chega a água às nossas torneiras e que tratamento recebe para que possa ser consumida com qualidade? Esta pergunta formulada pelas crianças que estiveram presentes na iniciativa que a Águas do Norte dinamizou no Dia Nacional da Água, teve a sua resposta através de uma oficina sobre o ciclo da água que foi ministrada aos pequenos cientistas que puderam verificar todos os estados físicos da água.

Conjuntamente com esta oficina temática, na qual os visitantes foram presenteados com um pequeno “kit cientista”, a Águas do Norte promoveu ainda uma visita à ETA de Areias de Vilar, para a visualização do processo de tratamento de água para consumo humano, na qual foram explicadas de uma forma simplificada as várias etapas do processo de tratamento.

undefined
Para que a experiência ficasse completa, a Águas do Norte promoveu ainda uma sessão explicativa no seu Laboratório com demonstração de diversos tipos de análise laboratoriais, tais como a análise do cloro residual, a análise do cheiro e análises microbiológicas.

undefined

O objetivo desta iniciativa foi o de permitir às crianças o conhecimento, de uma forma simples e divertida, relativo à complexidade das atividades e processos que são desenvolvidos, de forma a assegurar o fornecimento de água potável para consumo humano.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.