Campanha Noturna de Deteção de Fugas


A segunda campanha noturna de deteção de fugas no concelho de Amarante foi na zona de influência do Reservatório de São Brás, para complementar a campanha anterior, do Reservatório de Gatão e do Reservatório de Vila Meã.
Nestas zonas, os caudais são monitorizados através dos medidores MRSB05 (ZMC08, 10, 13 e 29), MRGA03 (ZMC44) e MRVM01 (ZMC31).
Com esta campanha noturna de deteção de fugas pretendeu-se identificar os locais com roturas por forma a diminuir o caudal mínimo noturno observado na plataforma Biwater.

Planeamento
Com objetivo de identificar as roturas, a equipa de Amarante, procedeu à definição do plano de operação que incluiu:
•    Caracterização de toda a área;
•    Avaliação e operacionalização das válvulas de corte;
•    Definição de um roteiro, de abertura e fecho de válvulas.

Execução do Planeamento
Iniciada a operação de fecho e abertura de válvulas, foi possível observar o comportamento da rede e a variação do caudal instantâneo nos medidores instalados à saída dos reservatórios.
Desta forma foi possível registar e identificar as variações de caudal com as zonas em observação, e o impacto que podem ter no caudal mínimo noturno.

Monitorização
Com o recurso à ferramenta de monitorização de caudais - Biwater, permitiu-nos comprovar a eficácia desta campanha e da anteriormente realizada no RR S. Brás, observando a variação do caudal mínimo noturno, sendo possível registar mínimos após reparação das avarias.

Este foi mais um caso de sucesso que se espera ver repetido por toda a concessão.

undefined