Divulgação de ações e boas práticas no combate às perdas de água


No passado dia 17 maio realizou-se, nas instalações do LNEC,  o VII Fórum de partilha de experiências e divulgação de boas práticas, cujo tema enquadrador foi o “Combate às perdas de água – Contribuição da tecnologia".

Além da presença de vários os colaboradores da Águas do Norte, que assistiram às diversas apresentações neste Fórum, a Águas do Norte também foi convidada a partilhar a sua experiência, tendo realizado uma apresentação sobre o '' O impacto da tecnologia digital na redução das perdas''.

Após a apresentação e algum debate, a principal conclusão tirada consistiu na dificuldade que é identificar uma relação simples entre tecnologias e o sucesso no combate às perdas, mas pelo contrário, que existe quase sempre uma estreita correlação entre o seu sucesso e a forma como são geridas pelas pessoas.

A redução de perdas de água nos sistemas urbanos de abastecimento de água é cada vez mais um objetivo claro das entidades gestoras, tanto na perspetiva económica como na ambiental.
Sendo um tema de grande atualidade, são vários os fatores que influenciam no volume de água perdido, as características da própria rede, as práticas operacionais, as tecnologias implementadas, conhecimento aplicado no seu controlo, etc…
O contributo da tecnologia para a redução de perdas, atendendo à sua relevância, mereceu o destaque neste VII Fórum da AQUASIS.