Projeto de sensibilização ambiental da Águas do Norte chega a cerca de 3.300 crianças


Cerca de 3.300 alunos, 140 professores, 92 sessões e 6.700 brindes distribuídos, são os números que envolveram o projeto de educação ambiental que a Águas do Norte dinamizou durante os meses de março, abril, maio e junho, nos concelhos de Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Ribeira de Pena, Chaves e Murça.

O objetivo desta iniciativa foi o de permitir aos alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos conhecerem a complexidade das atividades e processos que são desenvolvidos nas ETA e nas ETAR, de forma a fornecimento de água para consumo humano e o tratamento das águas residuais seja assegurado da forma mais eficiente e utilizando os meios mais adequados para esse efeito.

No âmbito das ações desenvolvidas e dos objetivos que se pretendiam atingir, destaca-se a exploração do ciclo da água, através de experiências sobre os seus vários estados, abordando tópicos como a água no dia-a-dia, a importância da água, água para consumo, estados físicos da água, o ciclo da água e o ciclo urbano da água.

Como chega a água às nossas torneiras e que tratamento recebe para que possa ser consumida com qualidade? O que acontece à água depois de utilizada nas nossas casas e empresas? Em que condições é devolvida aos cursos naturais de água? Estas são algumas perguntas que tiveram resposta na iniciativa que a Águas do Norte dinamizou junto de cerca de 3300 crianças.

Estas ações constituíram as primeiras ações incluídas no projeto de educação ambiental, que a Águas do Norte pretende implantar e levar a cabo anualmente nas Escolas e nos Municípios que fazem parte do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
 
De realçar que estas ações são organizadas nas escolas, em conjunto com os respetivos professores, no âmbito das atividades sobre educação ambiental planeadas pelos Agrupamentos Escolares e os respetivos Municípios.

undefined