Águas do Norte promove Campanha de Sensibilização para a Cibersegurança


A Águas do Norte irá dinamizar, ao longo dos próximos meses de setembro e outubro – sendo o último o Mês Europeu da Cibersegurança –, uma campanha de sensibilização para a Cibersegurança, destinada aos seus colaboradores.

O objetivo da campanha é garantir um conjunto de competências que permitam que o cidadão/colaborador, enquanto utilizador do ciberespaço, se sinta apto a navegar de forma segura. A acrescentar, a necessidade de considerar a ciber-higiene do colaborador, que deve ser entendida como um conjunto de princípios e boas práticas necessárias para manter a "saúde" do cidadão/colaborador na Águas do Norte.

As ações de sensibilização a levar a cabo terão o apoio e participação ativa de várias entidades, em especial do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Assim, o programa definido para a campanha inclui:

- Realização de três "Workshop Ciber-higiene e Boas Práticas de Cibersegurança", com a colaboração da IDC Portugal, empresa líder mundial na área de market intelligence para os mercados das Tecnologias de Informação e Transformação Digital;
- Lançamento da rubrica "CiberDICAS", acompanhada de divulgação semanal de vídeos com algumas preocupações e boas práticas para todos os colaboradores;
- Disponibilização de "feeds" de informação sobre Cibersegurança na plataforma "O Nosso ADN";
- Promoção do  curso e-learning "Cidadão Ciberseguro" da CNCS, acessível a todos os colaboradores;
- Participação no programa "Train the Trainers" da CNCS, habilitando alguns colaboradores a realizar ações de sensibilização em Ciber-higiene;
- Participação de todas as chefias da Águas do Norte no treino de segurança online "Security Education Platform" da Kaspersky, empresa de software antivírus e de segurança na Internet;
- Sessão de encerramento da campanha "A Importância da Cibersegurança nas Organizações", com a CNCS e a Administração da Águas do Norte.

Uma vez que a Cibersegurança é vista pela Águas do Norte como uma responsabilidade cada vez maior, esta campanha surge na linha das iniciativas com vista à sensibilização para os perigos do ciberespaço que a empresa já tem vindo a dinamizar.


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