Águas do Norte aposta na Eficiência Energética


A aposta da Águas do Norte na eficiência energética ficou ainda mais completa com a conclusão, em junho de 2019, de mais um projeto na estação elevatória de Casais, o segundo maior consumidor de energia elétrica do Sistema de Abastecimento de Água de Areias de Vilar e o terceiro maior da empresa.

A partir desta estação elevatória, localizada na freguesia de Arcos, no Município de Vila do Conde, a Águas do Norte forneceu no ano de 2018 12.123.413 m3 de água potável, aos Municípios de Santo Tirso, Trofa, Maia (zona sul), Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde e à empresa PETROGAL. Para o desempenho da sua missão, esta instalação conta com quatro grupos elevatórios de 500 kW de potência unitária, alimentados em média tensão (6 kV), que representaram um consumo elétrico associado de 4.097.308kWh, correspondente a 379.237€, e o equivalente a 881 toneladas de petróleo (tep) e 1.634 toneladas equivalentes em emissões de CO2, dados recolhidos junto do fornecedor de energia.

A estação elevatória de Casais está certificada no âmbito da ISO 50001 relativa a Sistemas de Gestão de Energia e classificada como consumidor intensivo de energia ao abrigo do SGCIE. No que à gestão dos consumos de energia diz respeito esta instalação está, desde há muitos anos, otimizada por via da deslocação da bombagem dos períodos onde os preços de energia são mais onerosos para os períodos menos onerosos, garantindo assim o abastecimento com menores custos energéticos.

Nas infraestruturas exploradas pela Águas do Norte, no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, existem atualmente cerca de 110 unidades de produção de energia elétrica, as quais se dividem em função das seguintes tecnologias.

Saiba mais aqui.

undefined