Remodelação do Sistema de Automação e Comunicações da Captação do Sôrdo


Ficou concluída, no passado dia 5 de outubro, a remodelação do sistema de automação e comunicações da captação e da estação de tratamento de água (ETA) do Sôrdo, em Vila Real, no Centro de Exploração do Alto Tâmega/Douro Norte, que está integrado na Direção de Exploração da Águas do Norte.

Em sequência de um problema elétrico que afetou o funcionamento dos equipamentos de automação, a equipa de Automação/DSTI antecipou a renovação tecnológica com a aplicação de um novo autómato e de uma consola tátil que vai permitir aos técnicos operativos uma maior rapidez na receção da informação sobre o funcionamento da captação e da ETA.

Simultaneamente, esta atualização tecnológica permitiu garantir a disponibilização de um sistema mais atual, resiliente e fiável com as comunicações a serem feitas através de uma rede de fibra ótica, que interliga a ETA do Sôrdo à respetiva captação na albufeira com o mesmo nome.

O resultado alcançado com estas alterações abre caminho à digitalização e à automatização de processos, rumo à eficiência dos processos produtivos.

undefined

Figura 1: Novo autómato Schneider M340 e consola HMI tátil