Redução de 30% nas perdas de água nas redes de abastecimento em “baixa” geridas pela Águas do Norte


Um dos objetivos primordiais que a Águas do Norte tem é o comprometimento com a redução de perdas nas suas redes de abastecimento de água. Como tal, e com as recentes medidas com vista à prossecução deste objetivo, foi possível atingir uma redução real de cerca de 30%, em relação ao período homólogo no ano de 2018.

O plano, aprovado com a designação Plano de Controlo Ativo de Perdas de Água, abreviadamente PCAP, marcou o ponto de viragem no que diz respeito ao planeamento estratégico. Como instrumento de gestão que estrutura e sistematiza os procedimentos fundamentais à implementação de um sistema de redução de perdas, foi o catalisador da mudança. Até então, as medidas eram essencialmente avulsas e não estavam enquadradas numa estratégia faseada (medição dos caudais, redução da pressão, reabilitação de condutas e modelação) e abrangente (com vista a ser aplicada em todos os municípios).

O conhecimento infraestrutural tem vindo a melhorar diariamente em resultado da cooperação entre as diferentes áreas da Empresa, o que permite otimizar o funcionamento das redes. Operacionalmente, o foco das equipas no terreno tem, desde então, uma nova ferramenta de ação que já foi integrada no modo de agir. A monitorização nas redes nos municípios de Amarante, Arouca, Baião, Cinfães e Celorico de Basto, que integram o Sistema de Águas da Região do Noroeste foi incorporada no quotidiano.

Com efeito, a redução verificada teve o contributo de todas as áreas da Empresa, desde os Técnicos Operativos até à Administração. Os resultados obtidos são o reflexo desta adesão ao processo de combate às perdas que, entre outras, se traduzem nas melhorias introduzidas nas infraestruturas – reabilitação de troço de condutas identificados como prioritários com base na taxa de incidência de ruturas e de alguns reservatórios –, a renovação contínua do parque de contadores – redução substancial das perdas aparentes -, a diminuição do consumo autorizado não faturado – medição dos consumos de edifícios e jardins públicos -, concretização das empreitadas de levantamento cadastral – maior rapidez na análise das redes e consequentemente resultados mais rápidos -, lançamento de empreitadas de reabilitação de válvulas redutoras de pressão – redução de ruturas, prolongamento da longevidade das condutas e estabilização da pressão-, e instalação de medidores de caudal – monitorização e determinação dos caudais mínimos noturnos para a validação das alterações que vão sendo introduzidas e acompanhamento ininterrupto do processo em cada zona de medição e controlo.

Os dados agora obtidos demonstram o esforço contínuo da Águas do Norte, na melhoria do serviço que presta aos seus clientes, e uma constante monitorização das suas infraestruturas na busca de um serviço de excelência.

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