Águas do Norte participa em seminário de avaliação dos riscos nos sistemas de abastecimento de água


A Comissão Especializada dos Serviços de Água (CESA) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), em parceria com a Águas do Norte, organizou, no passado dia 28 de outubro, a última sessão do conjunto de seminários a abordar a temática dos Planos de Segurança da Água - Avaliação de Riscos.

A temática abordada nestas sessões revela-se de particular relevância para as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água, pretendendo-se, com este seminário, contribuir para a discussão e esclarecimento das diversas partes interessadas.

Após a receção aos participantes, que contou com o apoio da Águas do Norte, decorreu a sessão de abertura, com a presença de Jorge Cardoso Gonçalves (APRH), Manuel Moras (Águas do Norte) e Carlos Silva (EMAR Vila Real).

Na sessão da manhã, com o debate moderado por Manuel Moras e com a presença dos oradores convidados - Cecília Alexandre (ERSAR), Carla Morais (Águas do Norte), Solange Azevedo (ARS Norte) e Vitorino José (APA/ARH-Norte), foram abordados diversos temas relacionados com este assunto, salientando-se os relativos às respetivas metodologias e enquadramento legal, à saúde pública e aos riscos associados às massas de água.

A sessão da tarde foi destinada à apresentação de casos práticos, tendo contado com a presença dos seguintes oradores: Carla Morais (Águas do Norte) e Andreia Cabral (EMAR Vila Real).

A sessão de encerramento contou com as intervenções dos representantes da CESA/APRH, Jorge Cardoso Gonçalves, da Águas do Norte, Manuel Moras, e da EMAR Vila Real, Carlos Silva, tendo sido evidenciado um balanço bastante positivo do dia de trabalho, no qual foram apresentadas perspetivas da avaliação de riscos nos sistemas de abastecimento de água, do interesse dos diversos intervenientes do setor da água, com apresentações pertinentes e debates participados.

undefined