Ampliado o sistema de telegestão nos sistemas de abastecimento de água de S. Jorge e Aguieiras


Em 2019 a Águas do Norte integrou 15 reservatórios de água e 3 captações do Município de Arcos de Valdevez, tendo sido transferida para a empresa a responsabilidade pela correta gestão e exploração das referidas infraestruturas que foram entretanto integradas no sistema de abastecimento de água de S. Jorge, que serve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Por outro lado, procedeu-se igualmente à integração no sistema de telegestão de infraestruturas já existentes no sistema de abastecimento de água de Aguieiras, que serve os municípios de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais, nomeadamente o reservatório de Vale Salgueiro, o ponto de entrega de Novo Vilarinho Agrochão e o reservatório de Novo Vilarinho Agrochão (Mirandela/Macedo de Cavaleiros).

No sentido de permitir uma gestão controlada dos sistemas a cada momento, não só no que diz respeito ao nível dos reservatórios que abastecem a rede, assim como aos caudais instantâneos e acumulados, entre outros fatores qualitativos do abastecimento, foram instalados sistemas de aquisição de dados e monitorização (Data Loggers- SOFREL LS42), que comunicam por 3G/4G diretamente para a nova plataforma de gestão operacional.

Este projeto foi finalizado no mês de março de 2020, contou com a participação das equipas da DSTI e DEXP, e vai permitir efetuar o controlo de parâmetros mais significativos da rede de abastecimento de água.

undefined