Otimização da automação e supervisão dos sistemas de abastecimento de água do Alto Tâmega


A Águas do Norte tem vindo a implementar nos respetivos Sistemas de Telegestão, módulos de programação específicos com vista a uma gestão económica e eficiente dos sistemas de abastecimento de água, de forma a assegurar um serviço nas melhores condições de rentabilidade, nomeadamente a otimização dos gastos de energia elétrica.

Os “módulos de parametrização e otimização do consumo energético” em causa, permitem a otimização do funcionamento dos diversos equipamentos de bombagem da água atendendo aos respetivos custos de tarifa horária, nomeadamente dos grupos eletrobomba, através da sua utilização nos horários de tarifa mais baixa (horas vazio), tendo em conta a quantidade de água armazenada e os consumos previsíveis.

Nesse sentido, e em conjunto, as Direções de Exploração e de Sistemas e Tecnologias de Informação, finalizaram um projeto que permitiu a alteração dos sistemas de automação e supervisão existentes, de modo a permitir a implementação de módulos de eficiência energética em algumas das infraestruturas dos sistemas de abastecimento de água do Alto Rabagão, Arcossó e Rabaçal, que se encontram integrados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

Desta forma, no sistema do Alto Rabagão foram intervencionados a válvula motorizada 1I, o reservatório de Campo Queimado, o ponto de entrega de Vilela Seca, o reservatório 6B de Chaves e o ponto de entrega de Bustelo.
Já no sistema de Arcossó, foram igualmente realizadas intervenções nas estações elevatórias de Águas Frias e da Bolideira, assim como nas estações elevatórias de Vassal, Argeriz e Argemil, que fazem parte do sistema do Rabaçal.

Os trabalhos incluíram ainda várias alterações nos sistemas elétricos, bem como a instalação e substituição de vários equipamentos eletrónicos.

undefined
ETA do Rabaçal

undefined
ETA do Arcossó