Laboratório Águas do Norte - Uma excelente notícia!


Nos últimos anos o número de análises processadas no Laboratório da Águas do Norte tem vindo a crescer de forma significativa, sendo responsável por todo o controlo analítico que é efetuado nesta concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
Dada a dimensão e a dispersão geográfica deste sistema, que integra 63 Municípios da região norte, o cumprimento dos diversos planos de controlo analítico representam um desafio a superar diariamente.

Desde a criação da Águas do Norte, tem-se demonstrado a necessidade de serem criadas condições que permitam ao Laboratório dar uma resposta o mais eficiente possível às inúmeras solicitações que lhe são constantemente apresentadas no âmbito da exploração das diversas infraestruturas de tratamento, de água potável para abastecimento público e de águas residuais, que são exploradas por esta empresa.

Em consequência das melhorias introduzidas, no mês de junho foi finalmente possível a concretização de mais um objetivo para este laboratório, que se materializou com a receção do novo Anexo Técnico de Acreditação segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025 (Requisitos de Competência para Laboratórios de Ensaio e Calibração), emitido pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Desta forma, é agora reconhecido formalmente que o Laboratório da Águas do Norte possui as competências necessárias para realizar ensaios sob acreditação flexível global, na técnica de Espectrometria de Massa Acoplada a Plasma Indutivo (ICP-MS), assim como na técnica de Cromatografia Iónica.
Adicionalmente, dando resposta à obrigação legal prevista no DL 152/2017 de 7 de dezembro, este Laboratório vê também reconhecida a sua competência para a realização do ensaio da Turvação pela norma EN ISO 7027.

De salientar que durante o estado de emergência, através de autorização especial concedida pela ERSAR, tinha já sido possível manter em produtivo as referidas metodologias, o que resultou numa capacidade de resposta à altura do momento, com um contexto tão atípico.

Com este reconhecimento formal por parte do IPAC, verifica-se um acréscimo da oferta analítica do Laboratório da Águas do Norte, mantendo o foco na internalização analítica e assegurando uma resposta mais adequada às necessidades reais da empresa, para o cumprimento dos respetivos planos de qualidade de água, de âmbito legal e operacional.
Este aumento da internalização analítica não pode deixar de ocorrer, dada a elevada exigência da nossa atividade e, mais importante, por implicar diretamente na saúde pública das populações servidas pela Águas do Norte.