Aprovada candidatura para implementar Centro de Operações de Segurança (SOC) na Águas do Norte


A Águas do Norte foi identificada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) como um operador de serviço essencial no setor do fornecimento e distribuição de água potável, de acordo com a legislação em vigor.

 

Para atingir o nível de segurança compatível com o serviço que presta, a Águas do Norte candidatou-se ao programa Connecting Europe Facility – Telecom, para apoio ao desenvolvimento de capacidades operacionais na área da cibersegurança e implementação da Diretiva SRI. Concluído este processo, foi aprovada a atribuição de um incentivo não reembolsável de 75% das despesas elegíveis, num projeto que se prevê ter um custo global de cerca de 300 mil EUR.

 

O Plano de Cibersegurança em Água (WCSP), visa proteger e proteger toda a rede e infraestrutura de Águas do Norte, a fim de garantir a continuidade dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Como resultado desta ação, a Águas do Norte poderá contar com ferramentas inteligentes para lidar com a maior parte da monitorização de eventos e resposta a incidentes. A próxima geração sistemas de segurança terá tecnologia de auto aprendizagem incorporada, com capacidade de reconhecer padrões de eventos e bloqueios automáticos de ameaças.

 

Através deste Plano de Cibersegurança, pretende-se assim criar um Centro de Operações de Segurança (SOC) com base nas plataformas SIEM (Security Information and Event Management) e inteligência cibernética artificial (AI). Esse sistema deverá monitorizar todo o ecossistema, identificando e adaptando-se continuamente às ameaças cibernéticas mais evoluídas, melhorando as capacidades técnicas e operacionais da Águas do Norte. Essa solução deverá também  ter a capacidade de fornecer informações relevantes para as partes interessadas em segurança cibernética, nacionais e internacionais. Consequentemente espera-se que a maturidade da segurança tecnológica da Águas do Norte aumente em coerência com a aposta estratégia que esta Concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal tem vindo a implementar no âmbito da digitalização dos serviços.