Águas do Norte iniciou projeto de inspeção e cadastro da infraestrutura de fibra ótica


Tendo como objetivo a identificação do estado de conservação das infraestruturas que constituem o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, a Águas do Norte avançou com um projeto de inspeção e cadastro do seu sistema de fibra ótica (caixas de telecomunicações, armários de telecomunicações, troço de cabo, troço de caboduto).

 

Os serviços estão a ser realizados com apoio de uma entidade externa especializada, e contemplam um conjunto de ações de inspeção, através de atividades de análise visual e/ou com ferramentas de medição. A avaliação da condição da infraestrutura decorre do facto de a Águas do Norte possuir uma rede de fibra ótica com cerca de 400km  de extensão, com um cadastro desatualizado e sem a realização de qualquer tipo de manutenção estruturante desde há vários anos. 

 

A rede de fibra ótica é uma das componentes mais importantes da telegestão, garantindo a comunicação para controlar vários sistemas, permitindo a tomada das melhores decisões operacionais.

 

Publicado a: 17 de Agosto de 2020