Águas do Norte melhora Rede de Telecomunicações de suporte à Telegestão


A Águas do Norte, S.A., como empresa responsável pelo abastecimento de água e recolha e tratamento de águas residuais em “alta” aos 63 Municípios que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, utiliza os meios e as ferramentas necessárias ao funcionamento eficiente dos sistemas que estão a seu cargo e que permitam a melhor otimização da respetiva gestão e manutenção.

Neste contexto, esta concessionária irá proceder à realização de trabalhos de beneficiação em cerca de 70 equipamentos da rede de telecomunicações que tem instalada, e que constitui o suporte fundamental à telegestão das infraestruturas que opera em todo o território correspondente à região Norte. Através da intervenção a realizar, irá ser possível introduzir melhorias significativas não só no acesso à respetiva rede informática, como também nos indicadores de disponibilidade relativos aos serviços de comunicações.

Desta forma, com a adjudicação e concretização deste projeto, que terá a duração de cinco anos e um custo final de cerca de 750.000 EUR, a Águas do Norte pretende atingir os seguintes objetivos:
•    Substituir em definitivo todo o serviço de rede de cobre por fibra ótica, tornando-a mais resiliente às descargas atmosféricas.
•    Garantir o serviço redundante ao Centro de Dados da empresa.
•    Aumentar os débitos/larguras de banda, em todas as infraestruturas que constituem o sistema multimunicipal, incluindo o aumento de débito da internet nas suas instalações e responder assim à maior exigência verificada com o teletrabalho.
•    Atualização para 4G, de rede que atualmente é suportada em tecnologia 3G.

undefined