Águas do Norte apresenta Plano de Ação para a Transformação Digital


A Águas do Norte apresentou hoje, numa sessão inteiramente digital e que foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o seu Plano de Ação para a Transformação Digital.

Este plano de ação 2020-2023 representa um investimento global na ordem dos 3 milhões de euros e permitirá à empresa alcançar importantes objetivos tais como o incremento da capacidade de monitorização remota e de reação a incidentes, o aumento da eficiência operacional e a melhoria do serviço prestado aos utilizadores.

Nesta sessão realizou-se ainda uma visita virtual à sala de supervisão eletrónica da empresa, a WATER SEE, recentemente renovada e na qual foi instalado o Centro de Operações de Segurança, no seguimento da identificação da Águas do Norte, por parte do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), como um operador de serviço essencial no setor do fornecimento e distribuição de água potável, de acordo com a legislação em vigor.

A WATER SEE constitui um apoio fundamental e permanente às equipas que no terreno operam as inúmeras infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que se encontram localizadas em todo o norte de Portugal, quer nos 63 Municípios que integram o referido Sistema Multimunicipal, em alta quer nos 8 Municípios que constituem o Sistema de Águas da Região do Noroeste, em baixa, do qual esta empresa é também a respetiva Entidade Gestora.

Foram ainda apresentados os diferentes projetos de telecomunicações e de telegestão que estão a ser implementados nos Centros Operacionais da empresa, nomeadamente o novo Sistema de Supervisão e Controlo (SCADA) e o Sistema Gestão Operacional (GERE).

Destaca-se também a instalação de um novo sistema de telegestão para as redes municipais de abastecimento de água, em baixa o qual, além de permitir uma melhoria do serviço à população residente nos Municípios servidos, irá contribuir para a redução de perdas de água, para um aumento da eficiência das suas operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.

Da mesma forma, foi dado a conhecer o projeto-piloto de telemetria, instalado no Município de Amarante, que vai permitir o acesso remoto a mais de 800 contadores instalados no sistema de abastecimento de água em baixa, garantindo dessa formas que as respetivas leituras de consumo sejam mais fiáveis e imediatas. Com a utilização desta solução tecnológica, a Águas do Norte irá melhorar ainda mais o serviço prestado aos seus utilizadores em baixas.


Sobre a Águas do Norte
Integrada no Grupo AdP - Águas de Portugal, a Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais nos 63 municípios que integram este sistema.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em baixa, que envolve 8 municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em alta (prestados aos municípios) e em baixa (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

O Plano de Ação para a Transformação Digital da Águas do Norte integra-se nos objetivos definidos no âmbito do Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP, designadamente no que respeita à promoção da eficiência das operações com vista a salvaguardar, ao nível do desempenho operacional, os mais elevados padrões de exigência na qualidade, segurança e grau de satisfação dos clientes.


Veja a sessão aqui.

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