Concluída a empreitada de execução da rede de drenagem de águas residuais de Tapada a Gôve, no município de Baião


A Águas do Norte concluiu a empreitada de execução da rede de drenagem de águas residuais de Tapada a Gove, na Freguesia de Gôve, Município de Baião. A obra adjudicada à empresa Francisco Pereira Marinho & Irmãos S.A. representou um investimento no valor de cerca de 220 mil de euros, e teve um prazo de execução de 120 dias.

Esta empreitada permite a conclusão do plano de investimentos previsto no Contrato de Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste e encontra-se abrangida nas candidaturas aprovadas pelo POSEUR, ao abrigo do Aviso POSEUR-12-2017-05, sendo o valor da contrapartida nacional assumido pelo Município de Baião.

Com a execução desta infraestrutura, que compreende a instalação de uma rede de drenagem de águas residuais com uma extensão de cerca de 3,1km, e vai permitir a ligação a mais 72 ramais domiciliários, a Águas do Norte pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em alguns lugares do Município de Baião, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.