Águas do Norte, Águas do Douro e Paiva e SIMDOURO uniram forças e promoveram um Workshop sobre projetos inovadores


No sentido de unir forças e trocar experiências sobre projetos inovadores e em desenvolvimento nas três empresas concessionárias dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que abrangem a quase totalidade dos Municípios localizados no Norte no País, a Águas do Norte, a Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO promoveram no passado dia 11 de maio a organização de um Workshop sobre Inovação, Investigação e Desenvolvimento.

O evento foi aproveitado para não só fortalecer o relacionamento entre estas organizações, como também para partilhar o conhecimento e os diversos projetos técnicos que cada uma das empresas tem em desenvolvimento, e que são considerados inovadores no setor de atividade que é desenvolvido por cada uma delas.
Sem dúvida, uma iniciativa muito enriquecedora para todos os participantes  e que se pretende repetir e alargar, no sentido de reforçar a cooperação e identificar potenciais sinergias entre estas empresas.

A sessão foi aberta com uma intervenção do Presidente dos respetivos Conselhos de Administração, José Machado do Vale, que abordou de uma forma abrangente as estratégias de inovação que se pretendem implementar nestas concessionárias.
De seguida tiveram lugar as intervenções técnicas da Águas do Norte, apresentadas pelos seus colaboradores Norberta Coelho, com o tema “Bactérias Multirresistentes – Bacia do Ave”, Rui Vilaverde com o projeto “LIFE PATEIRAS”, Domingos Gomes com as “Soluções de Eficiência Energética Relevantes” e, a finalizar, Miguel Campos que apresentou o trabalho desenvolvido para as “Soluções relativas a ApR - Reutilização de Água Residual tratada”.

Posteriormente iniciaram-se as apresentações dos projetos da SIMDOURO, através da sua colaboradora Luísa Lopes, com o tema das “Unidades Piloto de Produção de Água Residual para Reutilização na ETAR de Gaia Litoral” e, a finalizar a sessão, os colegas João Ramos e Raquel Teixeira da Silva, que apresentaram o projeto “Soluções de Eficiência Energética em ETAR”.

Após estas apresentações abriu-se um espaço para o debate e partilha das ideias e projetos apresentados, após o qual se deu por encerrada a sessão.