Secretária de Estado do Ambiente inaugura infraestruturas da Águas do Norte no Município de Viana do Castelo


Realizou-se, no passado dia 23 de junho, a inauguração dos Sistemas de Abastecimento de Água em “alta” na freguesia de Deocriste, concelho de Viana do Castelo, numa sessão que contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

Na cerimónia, que contou ainda com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, com o Vogal do Conselho da Administração da Águas do Norte, Filipe Silva e com o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Alto Minho, João Neves, para além de demais entidades, foram apresentados os investimentos realizados pela Águas do Norte, bem como os investimentos a realizar no futuro em infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, no concelho de Viana do Castelo.

A Águas do Norte concluiu as empreitadas de expansão do sistema de abastecimento de água de S. Jorge, no valor de cerca de 2,3 milhões de euros, que agora vão servir as freguesias de Deão e Deocriste e Nogueira, no mesmo Município.

Encontra-se igualmente em curso a empreitada de saneamento de águas residuais nas Freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou, no valor de cerca de 1 milhão de euros.
Ainda na fase dos respetivos concursos de empreitada, deverão ser iniciadas a breve prazo as empreitadas de reabilitação da conduta adutora de Bertiandos, na componente de abastecimento de água, assim como a execução do sistema elevatório de águas residuais da Vila de Punhe, incluído no sistema da ETAR de Barroselas, com um valor total de cerca de 4,3 milhões de euros.

Num futuro próximo a empresa prevê ainda investir no concelho de Viana do Castelo cerca de 6 milhões de euros, em diversas empreitadas de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined