Águas do Norte presente no maior evento do setor da água e saneamento em Portugal


A edição de 2021 do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG) que decorreu no Tivoli Marina Vilamoura - Centro de Congressos do Algarve, nos dias 23 a 26 de novembro, e que é organizado bienalmente pela APDA, regressou este ano com uma edição subordinada ao tema “Dificuldades na Gestão da Água e a Emergência Climática: Mudanças Necessárias”.

A Águas do Norte esteve presente nesta edição do evento com 23 comunicações sobre temas como a Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas, através do projeto da Barragem de Pretarouca, e do “O Programa ZERO do grupo AdP”, e a Economia Circular e Criação de Valor, através das comunicações “Avaliação de práticas de economia circular nas entidades gestoras de água e saneamento através de aplicação de inquérito”, “Impactos diretos da digitalização na operação de sistemas integrados de águas. Nos Casos de Estudo relativos a esta área de atividade, foram apresentados os seguintes projetos: “GERE da Águas do Norte”, “O papel da cibersegurança na resiliência das infraestruturas de água”, “CAN - Centro de Alertas e Notificações: uma abordagem disruptiva na monitorização de sistemas de abastecimento e saneamento de água”, “Digitalização e transformação digital de uma entidade gestora: a visão!”, e “A tecnologia Blockchain para uma melhor governança da água”.

Num outro tema, o Abastecimento de Água, as comunicações apresentadas foram a “Gestão da qualidade da água em zonas de pequena dimensão/rurais” e a “A Diretiva 2020/2184, de 16 dezembro 2020, sobre a qualidade da água destinada ao consumo humano - Qual o impacto para as entidades gestoras?. Já no tema relativo ao saneamento das Águas Residuais e às Águas Pluviais, as comunicações apresentadas foram os “Fatores de contexto e técnicas de deteção de afluências indevidas pluviais, no sistema da Águas do Norte” e “Poluentes emergentes em sistemas de saneamento. Os próximos desafios para as entidades gestoras”.

Já na temática associada à Gestão de Ativos, as comunicações apresentadas pela Águas do Norte foram “Uma aplicação que permite o conhecimento dinâmico e sempre atual dos ativos de Águas do Norte”, “FACIL - Ferramenta de avaliação da condição de infraestruturas lineares da Águas do Norte”, “Plataforma de gestão de ativos e suporte à decisão “ÓTIMA”. No assunto relacionado coma Economia, Legislação e Regulação, a Águas do Norte abordou o tema da “Participação do grupo AdP no mercado de reserva de regulação, Impacto da pandemia na gestão da dívida”.

No capítulo respeitante à Gestão das Organizações e do Capital Humano, as comunicações apresentadas foram “A engenharia e os novos normais”, “A digitalização na avaliação de riscos de segurança e saúde no trabalho”, “Life Guardian System”, “SIGAME-CORONA - A ferramenta que importa às pessoas” e “Novas dinâmicas na gestão das organizações: perceção dos trabalhadores das entidades gestoras sobre o teletrabalho”. No tema relativo à Comunicação do Valor da Água, foi apresentada a comunicação o “Planeta H2O - Educação para o desenvolvimento sustentável - Uma viagem sensorial e emocional pelo valor- da água”.

De destacar as participações do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, nas sessões de abertura e de encerramento, bem como a presença e intervenção de Loïc Fauchon, Presidente do World Water Council. No total foram apresentadas 218 Comunicações, sendo que o Grande Debate e as sete Mesas Redondas foram compostas por 44 especialistas.

A Exposição contou ainda com 82 stands distribuídos por mais de 50 empresas, estando já agendados mais de uma dezena de Encontros Empresariais, que proporcionam novas oportunidades para as partes envolvidas.
Houve ainda a atribuição dos Prémios APDA - Tubos de Ouro, no qual a Águas do Norte foi galardoada, bem como o Pipe Contest - Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga.
O ENEG 2021 contou com cerca de 700 participantes e é um contributo de excelência para o desenvolvimento do setor da água e saneamento em Portugal.

undefined