Águas do Norte recebe menção Honrosa no concurso europeu “Industrial Excellence Award”


A COTEC PORTUGAL a IESE Business School e a AESE Business School promovem anualmente, o prémio europeu Industrial Excellence Award (IEA). Esta iniciativa, visa identificar e disseminar processos industriais e gestão de excelência em cadeias de valor industrial, com resultados expressivos e demonstráveis ao nível da melhoria de fatores com impacto significativo na competitividade das empresas, como o custo, o serviço, a velocidade, a qualidade e a flexibilidade das operações.

Todos os anos, o “Top European Award on Industrial Excellence” é atribuído durante uma Conferência Anual. O vencedor, designado Champion, é escolhido por um painel de jurados académicos, com base numa apresentação realizada por cada um dos finalistas, que, no nosso país, foram no ano de 2021 as empresas Águas do Norte e TMG Automotive.

Enquanto finalista, a Águas do Norte, S.A. recebeu uma Menção Honrosa no concurso, tendo sido destacado o processo de transformação digital que está a ser feito em todas as áreas. A TMG Automotive foi oficialmente a vencedora portuguesa do ‘Prémio de Excelência Industrial Portugal 2021’

Este galardão já existe desde 1995 duas décadas, a nível europeu, e visa identificar e disseminar processos industriais e a gestão em cadeias de valor industrial, com resultados ao nível da melhoria de fatores como custo, serviço, velocidade, qualidade e flexibilidade das operações, com impacto na competitividade das empresas.

A edição deste ano teve como foco a “Digital Enterprise Strategy Innovation and Deployment Top-down & Bottom-up”, e a forma como as organizações alinham as suas atividades e conhecimentos para atingir objetivos estratégicos comuns. A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo escolhidos dois finalistas pela COTEC, AESE e IESE. Posteriormente, é selecionado um vencedor nacional, que irá competir com finalistas congéneres oriundos de França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Turquia, Suíça e Reino Unido.

A nível europeu, o “Industrial Excellence Award” é promovido pelo INSEAD e pela HEC Paris, em França, e pela WHU – Otto Beisheim School of Management, na Alemanha. Nos restantes países, o prémio é organizado por instituições como a Cambridge Business School e a Universidade de Bocconi.
Entre os vencedores de edições anteriores, encontram-se a BMW AG (2013 e 2008), Continental (2012), ABB Switzerland (2010) e Siemens Healthcare (2009).

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined