Águas do Norte obtém Certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação


A Águas do Norte concluiu com sucesso o processo de certificação e vai adquirir o estatuto de empresa certificada em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), de acordo com a norma Portuguesa NP 4457.

A Norma Portuguesa 4457, publicada pelo Instituto Português da Qualidade, veio definir requisitos de um sistema eficaz de Gestão da Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI), sendo este aplicável a qualquer organização. O conceito de Inovação subjacente a esta norma é o mais abrangente possível, incluindo novos produtos, serviços, processos, métodos de marketing ou organizacionais.

Desde 2020 que a Águas do Norte reconheceu como fator estratégico a implementação de um sistema de gestão de IDI segundo este referencial, tendo como propósito aumentar a eficácia e o desempenho das suas atividades na procura de soluções inovadoras na área de sistemas de água, saneamento de águas residuais e energia, bem como, assegurar uma maior fluidez de informação em toda a empresa, melhorando o reconhecimento e a compreensão das responsabilidades e inter-relações organizacionais.

O sistema de gestão de IDI implementado na Águas do Norte centra-se em 3 processos organizacionais considerados chave na nossa área de atuação - Gestão de Projetos de IDI, Gestão das Interfaces e do Conhecimento e Gestão de ideias.

Com uma abordagem virada para uma cultura organizacional focada na Inovação, esta Norma comtempla um conjunto de boas práticas no sentido de orientar a empresa a inovar na forma em como desenvolve as suas atividades de I&D, tendo presente como resultados não só a inovação de produto e/ou processo como também a inovação a nível organizacional e inovação de marketing.

De referir, que esta Norma de IDI - NP4457 é compatível com as normas NP EN ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), NP EN ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), o que permitiu a integração no atual sistema de gestão Qualidade, Ambiente e Segurança em vigor na Águas do Norte.
O sistema de Gestão da IDI, de acordo com a NP 4457, é a forma ideal para a empresa canalizar todo o seu conhecimento e toda a sua criatividade, concretizando-os em Inovação.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined