Águas do Norte inicia Empreitada de execução do Intercetor da Ribeira de Loureiro, no município de Vila Verde


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução do Intercetor da Ribeira de Loureiro, no município de Vila Verde, na sequência da adjudicação da mesma à empresas Martins & Filhos, S.A.. O investimento, no valor de cerca de 300 mil euros, tem o prazo de execução de 120 dias.

Os trabalhos da empreitada consistem na instalação desta infraestrutura de drenagem de águas residuais, que se desenvolve ao longo de cerca de 3,5 km, com um diâmetro de 200 mm e a ligação ao intercetor da Ribeira de Paul, já em funcionamento. A Câmara de Vila Verde encontra-se a atualmente a executar as redes municipais de saneamento, "em baixa", pelo que a execução desta infraestrutura em "alta" vai permitir a recolha e o encaminhamento dos respetivos efluentes para tratamento adequado na ETAR do Cávado/Homem, localizada na freguesia de Cabanelas.

Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende dar mais um passo para resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias do município de Vila Verde, sendo que agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.