Águas do Norte investe 350 mil euros na automação e supervisão das suas infraestruturas


A Águas do Norte vai iniciar brevemente a empreitada para a automação e supervisão das infraestruturas de águas residuais localizadas nas bacias do Minho e Lima, e que constituem o seu Centro de Exploração do Minho Interior. O investimento, com o valor de cerca 350 mil de euros e um prazo de execução de 12 meses, que foi adjudicado à HIDMA - Hidráulica e Automação, S.A., vai permitir a substituição de equipamentos e serviços de automação e telegestão que se encontram obsoletos, garantindo assim a correta e eficaz gestão, funcionamento e desempenho das referidas infraestruturas.

Este investimento em automação e supervisão consiste na agregação e atualização tecnológica dos sistemas de supervisão (SCADA), de modo a albergar os atuais sistemas de supervisão das ETAR de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte de Barca e de Monção num só sistema virtual, disponível no datacenter de Areias de Vilar. Os trabalhos a realizar consistem ainda na renovação de diversos componentes elétricos nas Estações Elevatórias de Folia, Souto, Prado, Ponte da Lavandeira e Bouça Nova, localizadas nos Municípios referidos.

Com a execução deste investimento a Águas do Norte pretende melhorar a sua capacidade operacional, no sentido de disponibilizar à população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined