Águas Do Norte Integra Rede Nacional CSIRT


A Águas do Norte passou a integrar, desde o início deste mês, a rede nacional CSIRT. São agora 55 as empresas e entidades, públicas e privadas, a integrar a o Computer Security Incident Response Team.

A rede nacional CSIRT tem como objetivo estabelecer laços de confiança entre elementos responsáveis pela segurança informática, de forma a criar não só um ambiente de cooperação e assistência mútua no tratamento de incidentes e partilha de boas práticas de segurança, como também de indicadores e informação estatística nacional sobre incidentes de segurança com vista a melhor identificação de contramedidas pró-ativas e recativas e de instrumentos necessários à prevenção e resposta rápida num cenário de incidente de grande dimensão, promovendo uma cultura de segurança em Portugal.

Recorde-se que a Águas do Norte desenvolveu um projeto focado na proteção da sua rede e infraestrutura, tendo como objetivo garantir a continuidade dos serviços prestados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento de águas residuais do Norte do país.
O projeto Water Cyber Security Plan visa identificar, proteger, responder e recuperar o ecossistema da Águas do Norte através da criação de um centro de operações de segurança com base em plataformas de gestão de incidentes e inteligência cibernética artificial.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Saiba mais aqui.

undefined