ETAR de Serzedo recebe visita de trabalho do Grupo Parlamentar do PSD


A ETAR de Serzedo recebeu, no passado dia 5 de setembro, a visita de um Grupo de Deputados do Partido Social Democrata eleitos pelo Círculo Eleitoral de Braga. Esta visita de trabalho foi solicitada à AdNorte, na sequência da entrada na Assembleia da República da Petição denominada “Salvar o Rio Vizela” e efetuada no âmbito de uma auscultação e recolha de informação por parte dos mesmos.


Os Deputados deslocaram-se à infraestrutura, que se localiza em Guimarães, para tomarem conhecimento do processo de tratamento dos efluentes gerados pelos municípios de Fafe e Guimarães, bem como da conformidade das análises efetuadas ao efluente que é descarregado no rio Vizela.


A visita foi acompanhada pelo Presidente do Conselho de Administração, Eduardo Andrade Gomes, pelo Administrador José Boal Paixão e pelos técnicos responsáveis pela infraestrutura, Rui Vilaverde e Diana Matos.


Estiveram igualmente presentes algumas das associações que subscrevem esta petição, nomeadamente a AMAS Vizela, Associação dos Amigos do Ambiente de Cepães, Fareja e Fafe, Liga de Amigos das Termas do Vizela, assim como a Coligação “Vizela para Todos”.


A ETAR de Serzedo está dimensionada para tratar cerca de 14.000 m3/dia de águas residuais, tendo capacidade para servir cerca de 100.000 habitantes equivalentes. O subsistema de Serzedo integra ainda um conjunto de intercetores, com uma extensão total próxima dos 64 km, que permitem encaminhar os efluentes dos aglomerados populacionais que drenam para esta infraestrutura de tratamento e que são posteriormente descarregados no Rio Vizela.


Na construção da ETAR de Serzedo foram investidos 8 milhões de euros, cofinanciados em 54,3% pela União Europeia, através do Fundo de Coesão.



undefined