Águas do Norte presente no evento da IWA - “5th International Conference on WATER ECONOMICS, STATISTICS and FINANCE”


A IWA - International Water Association promoveu a sua 5ª Conferência Internacional, subordinada aos temas “5th International Conference on WATER ECONOMICS, STATISTICS and FINANCE” e “RETHINKING TREATMENT with ASSET MANAGEMENT”, de 22 a 24 de setembro, no Auditório Magno do Centro de Congressos do ISEP.
A participação de 4 Keynote Speakers de reconhecido mérito internacional, as 4 Mesas Redondas onde se debateram temas críticos da Gestão de Ativos, da Economia e da Estatística no contexto da água, com enfoque na Economia Circular, na Sustentabilidade, nas Alterações Climáticas e na Resiliência infraestrutural, bem como o Think Tank sobre a digitalização do setor, as sessões paralelas e o Elevator Pitch com prémios para as melhores apresentações, fizeram do evento um sucesso internacional.
A Águas do Norte esteve mais uma vez presente neste evento como uma vasta participação, através das suas Direções de Gestão de Ativos e Engenharia, de Direção de Sistemas e Tecnologias de Informação e Direção de Exploração, tendo apresentado as seguintes sete comunicações:

1.    A GIS Tool for Assessing the Condition, Risk and Rehabilitation Costs of Sanitary Sewer Systemas – Luís Nicolau, Direção de Gestão de Ativos e Engenharia
2.    SIGAME – an application that allows dynamic na always up-to-date knowledge of water supply and sanitation assets – Rui Leite, Direção de Gestão de Ativos e Engenharia
3.    Asset management platform and decision support “OTIMA” – João Mocho, Direção de Gestão de Ativos e Engenharia
4.    Water infraestructur cybersecurity resilliency – Rui Braga, Direção de Sistemas e Tecnologias de Informação
5.    CAN – Alerts and Notifications Center: a disruptive approach for water utilities – Duarte Silva Direção de Sistemas e Tecnologias de Informação
6.    How to replace ineffic. Assets with no inv. Efforts. Now water comp. Don´t have to take the risk. They just have to make a RISCA – Pedro Bastos, Direção de Exploração
7.    Roadmap pf the renovation of Vila Real WWTP towards energy neutrality – Miguel Campos, Direção de Exploração

O principal foco desta edição foi promover o debate sobre o ponto de equilíbrio na gestão do ciclo urbano da água, por um lado, e a gestão de ativos para tratamento e reutilização eficaz da água, por outro. Daí a importância de convidar entidades gestoras entre outras, para debater a gestão dos recursos hídricos, a governança e regulação da água nas áreas do saneamento e do abastecimento e a sua eficiência.

Priorizaram-se, assim, as apresentações em torno destas temáticas e de soluções inovadoras e práticas para a melhoria do setor água, em todas as suas vertentes, nomeadamente em fazer-se ouvir em plena compreensão por todos os seus stakeholders.

As comunicações apresentada foram de encontro ao mote que a IWA vem afincadamente defendendo, e que foi ainda mais incrementado pela pandemia disseminada em 2020, que é "A água digital já está aqui", com a implementação de programas digitais na gestão da água, procurando novas praticas de comunicação, que se quer bilateral, bem como uma melhoria na gestão das infraestruturas, em todo o seu clico de vida, e nas várias dimensões face a todo o sistema que as envolve, desde as alterações climáticas, mas também as demográficas. Uma chamada ativa à participação para a mudança necessária na forma como os profissionais projetam e avaliam as infraestruturas de água.

A Águas do Norte é reconhecidamente uma empresa que quer fazer melhor e que se mune das ferramentas necessárias para o fazer, sobretudo sabendo valorizar a capacidade inovadora e profissional do seu capital humano, sendo que, neste âmbito, também as várias direções e áreas que a constituem se têm mostrado proactivas na busca e implementação de soluções para uma melhor e mais eficaz gestão de ativos no presente, com olhos no futuro.

Aceda ao programa aqui.

undefined