- AdNorte
- Sustentabilidade
Política de Responsabilidade Empresarial
Política de Responsabilidade Empresarial
A Águas do Norte, S.A., assumindo o compromisso de contribuir ativamente
para a promoção de políticas públicas e dos objetivos nacionais no domínio do
setor da água, para o desenvolvimento sustentado dos serviços de águas, para a gestão
dos recursos disponíveis no País e num quadro de respeito integral dos
requisitos legais e normativos, compromete-se a antecipar, a avaliar e a
promover de uma forma contínua e sistemática a satisfação das necessidades e
expectativas dos seus clientes, acionistas, colaboradores e colaboradoras,
concedente, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas.
Consciente do seu papel como instrumento de desenvolvimento socioeconómico
da região em que se insere, a empresa assume ainda a promoção da proteção do
meio ambiente e a sua valorização junto da comunidade.
Neste contexto, a Águas do Norte, S.A. coloca o seu empenho no cumprimento
das obrigações e responsabilidades sociais para com todas as partes
interessadas, implementando uma estratégia de negócio assente nos seguintes
princípios:
- Satisfação
do Cliente e das outras Partes Interessadas - Manter a satisfação do
cliente e das outras Partes Interessadas, antecipando e correspondendo às
suas necessidades e expectativas, e estabelecer parcerias, com vista à
melhoria do serviço público prestado aos consumidores;
- Motivação
dos Colaboradores - Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos
Colaboradores e das Colaboradoras, através da adequação e atualização de
competências, sensibilização, formação e condições de trabalho, fomentando
o seu envolvimento, responsabilidade individual e criatividade, através de
um processo de consulta e participação;
- Igualdade
de género – Garantir
uma política de igualdade de género, reconhecendo a importância e a
mais-valia de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas
atividades profissionais, e de conciliação das obrigações profissionais e
familiares, implementando políticas e práticas flexíveis de organização do
trabalho, que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e
profissional, promover um melhor aproveitamento dos recursos humanos e
implementar as melhores práticas de promoção da igualdade, como fator de
desenvolvimento e um contributo ativo para a evolução das sociedades;
- Eficiência
dos Processos - Dotar
a região de infraestruturas capazes de garantir a missão da empresa,
procurando um constante aperfeiçoamento e inovação em todas as fases e
processos, adotando soluções tecnológicas que assegurem a sustentabilidade
económica e ambiental da empresa;
Assegurar a otimização dos processos procurando garantir a qualidade, a
segurança e a continuidade da prestação do serviço público, o uso eficiente e
sustentável dos recursos, a minimização dos impactes ambientais e riscos de segurança,
bem como a proteção da poluição, dos acidentes graves com substâncias perigosas
utilizadas, das lesões, dos ferimentos e dos danos para a saúde dos
Colaboradores e Colaboradoras, ou outros que trabalhem em nome ou ao serviço da
Águas do Norte, e da comunidade envolvente;
Desenvolver as necessárias ações de manutenção das infraestruturas,
nomeadamente dos sistemas de abastecimento de água e sistemas de águas
residuais, promovendo as alterações que permitam manter a sua eficiência de
funcionamento;
Assegurar a disponibilidade de informação e dos recursos necessários ao
cumprimento dos objetivos e metas, os quais visam a utilização mais eficiente
da energia e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, e assegurar a
aplicação de critérios de eficiência energética na conceção e aquisição de
produtos e serviços, quando economicamente viável;
Respeitar integralmente todos os requisitos legais, normativos e outros que
a Águas do Norte subscreva.
- Desenvolvimento Sustentável - Apostar nas vertentes económica, social e ambiental, cumprindo toda a legislação e requisitos aplicáveis, assim como as expetativas das partes interessadas, promovendo um modelo de organização que permita o desenvolvimento sem prejudicar as necessidades das gerações futuras;
- Compromissos
Sociais - Respeitar
a liberdade e promover a valorização dos colaboradores, das colaboradoras
e das restantes partes interessadas, recusando o trabalho infantil,
valorizando a liberdade na relação de trabalho, a liberdade de associação
e representação e a igualdade de oportunidades e promover a segurança e a
higiene. Assegurar a eliminação de perigos e redução de riscos de
Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a prevenir a ocorrência de lesões,
ferimentos e danos para a saúde e bem como garantir uma cadeia de
fornecimento que partilhe os mesmos valores;
- Gestão
de Ativos – Gerir
os ativos de uma forma segura numa lógica de criação de valor, garantindo
um equilíbrio entre o custo, o risco e o desempenho ao longo do seu ciclo
de vida, através da disponibilização de recursos, da otimização dos
processos, e apoio à tomada de decisão nos investimentos, bem como da
melhoria contínua da eficiência do sistema de gestão de ativos;
- Melhoria
Contínua e Inovação - Acompanhar a evolução da sua envolvente, apostar na aprendizagem
permanente e no aprofundamento do conhecimento, promover e adotar práticas
de inovação aberta e de cooperação, como forma de assegurar a
investigação, o desenvolvimento e a inovação imprescindíveis à melhoria
contínua do Sistema de Gestão da Águas do Norte, nas vertentes de
qualidade, ambiente, energia, segurança, responsabilidade social e ativos;
- Investigação,
Desenvolvimento e Inovação - Criar valor para os stakeholders (clientes,
acionistas, colaboradores, concedente, fornecedores, comunidade e demais
partes interessadas) no domínio do setor da água, investigando,
desenvolvendo e inovando em soluções tecnológicas que assegurem a
sustentabilidade económica e ambiental da empresa e da região em que se
insere;
- Transparência
e Comunicação -
Adotar uma postura de transparência comunicando e partilhando, com as
partes interessadas, a política empresarial, os objetivos estabelecidos e
o desempenho atingido nas diferentes vertentes do desenvolvimento
sustentável;
- Transformação
Digital - Alcançar a maturidade digital catalisando a modernização da Águas do
Norte. Promover a simplificação dos processos, a segurança, a resiliência
e privacidade dos dados, por forma a assegurar a salvaguarda da informação
bem como uma gestão inteligente da tecnologia.
Social Accountability Acreditation Services
(SAAS) | saas@saasaccreditation.org
SGS | sa8000@sgs.com