Comunicado aos clientes do município de Celorico de Basto


Tendo a Águas do Norte, S.A., tomado conhecimento de que a Câmara Municipal de Celorico de Basto emitiu faturas relativas aos serviços públicos de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais urbanas, referentes ao mês de janeiro de 2017, cumpre-nos comunicar a V. Exa. que a única Entidade atualmente legitimada para a emissão de tais faturas é a Águas do Norte, S.A.

O Município de Celorico de Basto delegou a respetiva competência relativa à gestão e à exploração dos serviços públicos de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais urbanas ao Estado Português, nos termos do número 6 do artigo 2.º do Decreto-lei n.º 90/2009, de 9 de abril, através da assinatura do Contrato de Parceria Pública entre o Estado Português e o Conjunto dos Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, a 5 de julho de 2013, tendo dessa forma construído o Sistema de Águas da Região do Noroeste.

Por sua vez, o Estado Português e o Conjunto dos Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, estipularam que a exploração e a gestão do Sistema de Águas da Região do Noroeste seria realizada no regime de exclusividade pela Águas do Noroeste, S.A., na qualidade de Entidade Gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste, tendo sido assinado Contrato de Gestão entre o Estado Português, o Conjunto dos Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa e a Águas do Noroeste, S.A., a 26 de julho de 2013.

A Águas do Noroeste, S.A., foi extinta no dia 30 de junho de 2015, e substituída pela Águas do Norte, S.A., por força do disposto no Decreto-Lei n.º 93/2015, de 29 de maio, tendo o Município de Celorico de Basto 390.975 ações da categoria C no capital social da Águas do Norte, S.A., precisamente por se tratar da parte de capital social que lhe diz respeito por integrar o Sistema de Águas da Região do Noroeste.

Ambos os Contratos acima referidos estão em pleno vigor, mantendo-se todos os Municípios que constituíram o Sistema de Águas da Região do Noroeste, incluindo o Município de Celorico de Basto, integrados no mesmo.

Desta forma, reafirmamos que a Águas do Norte, S.A., é a única entidade legitimada para efetuar a faturação relativa aos serviços públicos de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais urbanas do Município de Celorico de Basto, devendo o seu respetivo pagamento ser efetuado a esta empresa.

Assim, alerta-se, ainda, a todos os Clientes do Município de Celorico de Basto, que caso não efetuem o respetivo pagamento das faturas dos serviços públicos de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais urbanas emitidas pela Águas do Norte, S.A., esta entidade reserva-se o direito de proceder em conformidade com a lei, através dos meios de cobrança coerciva, como seja o recurso a procedimentos de injunção.

(março, 2017)


Pagamentos Payshop no município de Santo Tirso

Informamos que ocorreu um problema de comunicação no que respeita aos ficheiros de pagamentos Payshop, apenas para os clientes exclusivos de RSU, que se encontra em fase de resolução.

A situação ficará regularizada aquando do envio da próxima fatura pelo que, caso pretendam aguardar pela receção da mesma antes de liquidar os valores, poderão fazê-lo sem qualquer acréscimo de custo.

Pedimos desculpa pelos transtornos causados e estimamos que os mesmos sejam resolvidos no decurso da presente semana.

(dezembro, 2016)


Acerto na faturação

Na sequência do processo de parceria entre o Estado e os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa e a respetiva assunção da gestão e exploração do sistema de águas da região do Noroeste, assumiu esta empresa os serviços em “alta” e em “baixa” naqueles Municípios. Por via disso, o sistema informático de faturação foi alvo de profundas alterações, o que acarretou atrasos na emissão da faturação dos serviços, tendo originado inevitavelmente um processamento superior ao mensal.

Atualmente, este processamento informático já se encontra retificado. Contudo, para recuperação do período em que houve ausência de faturação, tornou-se necessário alargar o período de faturação. No entanto, importa esclarecer que sempre que a faturação respeite a um período diferente de 30 dias, são ajustados proporcionalmente os limites dos escalões de forma a garantir que a variação do período de faturação não tem impacto na determinação do valor final a pagar.

A AdNorte está a envidar todos os esforços para que até ao final do corrente ano toda a faturação fique regularizada.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional, poderá contactar-nos pelas linhas de apoio ao cliente 808 253 000 e 253 520 779 ou através do e-mail cliente.adnorte@adp.PT

(dezembro, 2016)


Levantamento de cadastro comercial

A Águas do Norte, em colaboração com a empresa LRB – Investimentos e Consultoria Lda., vai proceder ao levantamento de cadastro comercial referente à rede de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na área geográfica dos municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto e Cinfães, e referente à rede de saneamento de águas residuais na área geográfica dos municípios de Fafe, Santo Tirso e Trofa.

Durante o mês de novembro, este levantamento será feito no município de Celorico de Basto, seguindo-se depois os restantes Municípios.

A ligação às redes de abastecimento e saneamento disponíveis é obrigatória, de acordo com o Decreto-Lei 194/ 2009, de 20 de agosto. 

Os ramais até 20 metros (da rede pública até ao limite da propriedade) são gratuitos, bem como a celebração de contrato e a instalação de contadores. 

Os técnicos no terreno encontram-se ao dispor para auxiliar no decorrer de todo o processo. Caso não tenham sido contactados nas suas residências por um técnico, agradecemos que solicitem um questionário na sua Loja de Atendimento ao Cliente. Após o seu preenchimento, poderão entregar o mesmo junto da sua Loja de Atendimento ou na Junta de Freguesia da área de residência, por forma a colaborar com a AdNorte na atualização do cadastro comercial.

Agradecemos a sua compreensão.

(novembro, 2016)