Economia Circular


undefined


O ciclo urbano da água corresponde ao percurso que a água faz até aos locais de consumo desde que é captada até à sua devolução à natureza. Ciclo Urbano da Água A água começa por ser captada no meio hídrico, seguindo para a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é tornada adequada para consumo. É armazenada em reservatórios e a partir daí distribuída à população e às atividades produtivas. Depois de utilizada, a água residual é recolhida e enviada para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) onde passa por diversos processos de tratamento que lhe dão qualidade para ser reutilizada ou devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.


As ETAR são também chamadas de “Fábricas de Água”, pois valorizam grande parte dos produtos que resultam do processo de tratamento. O principal produto é a Água para Reutilização (ApR) que pode voltar a ser usada para lavagem de ruas e automóveis, rega de espaços verdes ou arrefecimento de sistemas de refrigeração, entre outras utilizações.


As Fábricas de Água reaproveitam ainda lamas, biogás e outros recursos. As lamas depois de tratadas, designadas de Biossólidos, são valorizadas para aproveitamento de nutrientes e composto agrícola. O Biogás produzido do tratamento dos Biossólidos é valorizado para produção de energia.