- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Adjudicada a Empreitada de Beneficiação da ETA do Pinhão
Foi recentemente assinado o contrato de empreitada para a realização das obras de beneficiação da Estação de Tratamento de Água do Pinhão, em Vila Real.
A empreitada, celebrada com o empreiteiro “Ambiágua, Gestão de Equipamentos de Águas, S.A.”, consiste em converter os decantadores existentes em órgãos de flotação, dimensionados para um caudal de 310m3/h cada, equipados com sistema de fabricação de gás fino e composto por sistema de saturação e grupos eletrobomba, que promovem a recirculação interna de forma a permitir a separação dos sólidos (flocos/lamas) da parte líquida (água "tratada").
A parte sólida será removida com recurso a uma ponte raspadora, que encaminhará as lamas recolhidas para uma caleira a ligar ao espessador.
Esta obra representa um investimento de cerca de 498 mil euros, sob a gestão da equipa Direção de Engenharia e Gestão de Ativos.
A ETA do Pinhão tem uma capacidade para produzir 620 m3/hora de água tratada, um total de 14.880 m3/dia, compreendendo as seguintes fases de tratamento: captação, pré-oxidação, remineralização/ recarbonatação, coagulação-floculação, decantação lamelar, filtração e desinfeção final. A água tratada é armazenada num reservatório de duas células, com a capacidade total de 1.200m3.
O subsistema de abastecimento de água de Torre do Pinhão serve os concelhos de Vila Real, Peso da Régua, Sabrosa e Alijó e permite o abastecimento de água potável a cerca de 60 mil habitantes.