Águas do Norte de “portas abertas” à população no Dia Mundial do Saneamento


O que acontece à água depois de utilizada nas nossas casas e empresas? Em que condições é devolvida aos cursos naturais? Estas são algumas perguntas para as quais poderá encontrar resposta na iniciativa “portas abertas” que a Águas do Norte realiza no dia 19 de novembro, para assinalar o Dia Mundial do Saneamento.

Dez Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), geridas pela Águas do Norte (AdNorte), irão integrar a iniciativa “portas abertas” através de disponibilização de visitas guiadas à população geral.

Ao mesmo tempo o Centro de Educação Ambiental da AdNorte, em parceria com a União de Freguesias de Sandim, Crestuma, Lever e Olival, irá realizar uma ação de educação ambiental subordinada ao tema do tratamento das águas residuais, destinada aos alunos do 1º ciclo daquela freguesia.

O objetivo desta iniciativa é permitir ao público de diferentes faixas etárias, conhecer a complexidade das atividades e os processos associados ao tratamento das águas residuais que são desenvolvidos pela AdNorte, de forma a devolver à natureza o efluente tratado.

Este serviço público essencial e de grande relevância para a qualidade de vida das pessoas, é prestado de forma contínua e com qualidade, o que o torna quase invisível, sendo por isso importante que a população conheça esta realidade.

A AdNorte, empresa criada através da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás -os -Montes e Alto Douro e Simdouro, já investiu 1.583 milhões de euros, dos quais 1.036 milhões em abastecimento de água e 547 milhões em tratamento de águas residuais. A empresa assegura o correto tratamento das águas residuais de 68 municípios, através das suas 220 estações de tratamento de águas residuais (ETAR), 359 estações elevatórias e 1.689 km de sistema intercetor.

Tendo em fase de conclusão a construção das ETAR de Esposende, Marinhas, Neiva, Britelo, Ovelha, Vila Meã, Pedorido, Sardoura, Porto Antigo, Fornos e Cinfães, bem como a reabilitação da ETAR do Areinho. A estas infraestruturas está associado um investimento total de 23 milhões de euros que são cofinanciados em cerca de 70% pelo Fundo de Coesão, através do POVT. Nos próximos cinco anos, a AdNorte prevê ainda investir 57,7 milhões de euros em saneamento, em vários municípios.

De salientar que todo este investimento em muito contribuiu para a grande evolução registada nas últimas duas décadas ao nível da melhoria da qualidade da água, uma vez que há apenas 20 anos o tratamento dos esgotos era praticamente inexistente e uma grande percentagem dos resíduos era encaminhada para destinos não controlados.

As visitas estão sujeitas a marcação prévia, mediante inscrição através de envio de e-mail para visitas.adnorte@adp.pt, ou pelo telefone, nº 227 637 982 e irão iniciar-se às 15:00 horas e às 16:00 horas.

As infraestruturas que irão estar disponíveis para visita no dia 19 de novembro são:

ETAR de Chaves
ETAR de Vila Real
ETAR de Lamego
ETAR de Bragança
ETAR de Mirandela
ETAR de Gaia Litoral
ETAR do Ave
ETAR de Ponte de Lima
ETAR de Serzedo
ETAR do Tâmega - Ponte da Baia
Centro de Educação Ambiental em Lever, Vila Nova de Gaia

Para mais informações visite-nos em www.adnorte.pt, ou contacte-nos através de visitas.adnorte@adp.pt, ou pelo telefone 227 637 982.

undefined