- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Águas do Norte reforça o abastecimento de água em “alta” nos Municípios de Valença e Vila Nova de Cerveira
A Águas do Norte vai iniciar brevemente a empreitada para a execução das ligações dos reservatórios de Azenhas, em Valença, e de Mangoeiro, em Vila Nova de Cerveira, aos subsistemas de abastecimento de água de Lapela e S. Jorge, com vista ao reforço de abastecimento de água em “alta” naqueles concelhos.
O investimento, no valor de cerca 670.000 EUR, e um prazo de execução de 360 dias, vai permitir o aumento da cobertura de abastecimento de água com origem nos sistemas de abastecimento de água de S. Jorge e de Lapela, integrados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, permitindo assim o reforço no abastecimento de água em “alta” a estes Municípios.
Os trabalhos a realizar incluem a instalação de cerca de 2,5km de condutas de abastecimento de água, a construção do reservatório de Mangoeiro, o fornecimento e instalação de uma central hidropressora na estação elevatória de Bagoada, e a execução das respetivas ligações aos reservatórios já existentes.
Com realização destas empreitadas, a Águas do Norte pretende concretizar o fornecimento de água potável a uma parte significativa da população residente nestes Municípios, e a possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Celorico de Basto, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.