- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Projeto de Educação Ambiental da Águas do Norte no Município de Santo Tirso
No âmbito do Projeto Erasmus GILS (Global Issues! Local Solutions!), e enquanto empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta; e entidade gestora do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, a Águas do Norte promoveu uma oficina experimental de Educação Ambiental na Escola Básica S. Tomé de Negrelos, no Município de Santo Tirso.
Uma viagem muito interativa e animada, pelo Valor da Água e pelas estações de tratamento de água e de águas residuais (ETA e ETAR), onde o maior destaque foi a observação de uma amostra de água doce, através de um microscópio, o que permitiu a observação de diferentes famílias de microorganismos existentes na água. Aproveitando a análise das imagens apresentadas, foi igualmente realçada a importância destes seres vivos para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, para a necessidade de desinfeção da água da rede pública e para a atual situação pandémica de Portugal e do Mundo.
Os intervenientes manifestaram ao longo desta "viagem" todo o seu entusiasmo e interesse, não só nos temas associados ao ambiente e à sustentabilidade, como também na importância que o comportamento e o contributo de cada um pode trazer para a sua preservação, nomeadamente na realização de pequenos gestos como não colocar lixo no chão ou pela sanita abaixo.
O Plano de Educação Ambiental irá continuar o seu percurso, pelos 66 Municípios do Norte de Portugal aos quais a Águas do Norte presta os respetivos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, promovendo a água da torneira como a mais segura, mais controlada e mais sustentável opção que podemos escolher.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.