Programa Be Better da Águas do Norte apresentado no Seminário sobre Saúde Mental e Bem-estar no Trabalho


Foi promovido pelo SGI Portugal, em parceira com o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), um Seminário sobre Saúde Mental e Bem-estar no Trabalho, que decorreu no dia 8 de julho, no Auditório Armando de Castro, no ISPA, tendo participado oradores do ISPA, SGI, Autoridade de Saúde Local e a Outcome. Este evento teve como objetivo debater alguns dos temas mais prementes relacionados com o tópico em debate, bem como apresentar algumas iniciativas inovadoras e boas práticas de organizações nomeadamente o programa Be Better e o Plano de Mitigação da Fidelidade, implementados a Águas do Norte.

Nunca como hoje se falou tanto da importância da saúde mental e, com a pandemia, esta preocupação alastrou de forma inédita ao mundo laboral, importando assim perceber como é que as novas formas de trabalho interferem no bem-estar dos colaboradores e como a saúde mental dos trabalhadores pode ser preservada.

Foi neste contexto que a Águas do Norte, através da sua Coordenadora da Área de Sustentabilidade Empresarial, Susana Carvalho teve a oportunidade de apresentar aos participantes do seminário o programa Be Better, bem como o Plano de Mitigação da Fidelidade que está a ser implementado esta empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

Um ambiente de trabalho favorável a uma boa saúde mental é aquele em que todos os membros da organização – empregadores, gestores e colaboradores – cooperam, com vista ao melhoramento contínuo dos processos de proteção e promoção da saúde, da segurança e do bem-estar. Como exemplos disto mesmo, aponta-se a observação de uma boa relação entre horário de trabalho e vida pessoal, flexibilidade de horários e trabalhos de acordo com os contextos individuais, boa comunicação entre empregados e chefias, capacitação da resolução de conflitos e ainda a existência de políticas de zero tolerância para o assédio moral, entre outras.

undefined