Águas do Norte renova Telegestão dos Sistemas de Abastecimento de Água do Cávado e Ave


A Águas do Norte procedeu à reformulação dos sistemas de telegestão associados aos sistemas de abastecimento de água com origem na ETA de Areias de Vilar e na ETA das Andorinhas, localizados respetivamente nos Municípios de Barcelos e da Póvoa do Lanhoso, passando garantindo dessa forma uma maior disponibilidade, eficiência e segurança no processo de gestão operacional local e remota das suas instalações.

Este investimento, de cerca de 150 mil euros, teve por objetivo a remodelação e a modernização da componente da automação e de supervisão que suportam os respetivos processos de tratamento, e que apresentavam até agora um conjunto de vários constrangimentos técnicos e operacionais. Os trabalhos executados garantiram ainda a interoperabilidade do sistema com o centro de alarmística e de notificações, assim como com os sistemas de gestão operacional.

A ETA de Areias de Vilar possui uma capacidade de produção de 164.000 m3/dia de água potável, garantindo, em qualidade e quantidade perfeitamente asseguradas, o abastecimento em “alta” a uma população de cerca de 710 mil habitantes dos concelhos de Barcelos, Esposende, Maia, Póvoa Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, parte de Ponte de Lima e, sazonalmente, Viana do Castelo.

Por sua vez, a ETA de Andorinhas tem uma capacidade para produzir 4.860 m3/dia de água potável, garantindo assim a qualidade e a quantidade do abastecimento de água em “alta a uma população de cerca de 24.800 mil habitantes dos concelhos de Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho.

O sistema de telegestão da Águas do Norte permite não só monitorizar as condições e o estado de sensorização das instalações que constituem o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, como também comandar, por via remota, os equipamentos e os sistemas hidráulicos que integram o mesmo sistema, centralizando assim todos processos operacionais e permitindo o respetivo controlo em tempo real, com vista a uma pronta atuação perante as ocorrências diárias. Atualmente, a Águas do Norte já agrega, numa plataforma informática, grande parte das instalações de abastecimento de água e de saneamento em “alta”, contribuindo dessa forma para a gestão sustentável do ciclo da água, desde a captação, tratamento, transporte e distribuição de água, até à recolha, transporte e tratamento das águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.


undefined

undefined