16º Congresso da Água


A Águas do Norte esteve presente no 16.º Congresso da Água, sob o tema “Viver com a Água”, evento organizado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e que decorreu entre os dias 21 e 24 de março, no centro de congressos do LNEC, em Lisboa.

O trabalho apresentado pelo colega André Costa foi relativo ao projeto “Barragens na Palma da Mão: a Gestão das Barragens na era Digital – Caso Prático da Águas do Norte”, enquadrado nas sessões temáticas do evento relativo à Adaptação e Resiliência às Alterações Climáticas.

O projeto em causa resume o trabalho que tem sido desenvolvido na empresa nesta vertente, nomeadamente na modernização tecnologia de infraestruturas críticas, em particular das Barragens, que tem permitido uma alteração do modelo operacional, com ganhos mensuráveis ao nível da segurança, do desempenho e da eficiência da economia de recursos, constituindo-se como um forte aliado no combate às alterações climáticas. A sua implementação no terreno, tem permitido conferir, de forma gradual, níveis superiores de “digitalização” das instalações, nas vertentes de monitorização, processamento de dados, comando local e remoto, para além de partilhar, em tempo real, a informação essencial de cada barragem e da respetiva albufeira a todas as partes interessadas.

Este trabalho resulta do envolvimento e trabalho conjunto das direções de “Tecnologias de Informação e Inovação” e de “Gestão de Ativos e Engenharia - Barragens”.

undefined