Águas do Norte conclui instalação de sistema inovador de tratamento de água potável


A Águas do Norte concluiu recentemente a empreitada de conceção e construção da beneficiação da estação de tratamento de água (ETA) e do reservatório do Crueiro, integrada no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Vila Chã, localizado na freguesia de Valongo de Milhais, concelho de Murça, com um valor de adjudicação de cerca de 560 mil EUR. A ETA do Crueiro está neste momento no período de conclusão da fase de arranque da instalação, encontrando-se já em pleno funcionamento e a fornecer água potável aos reservatórios de abastecimento.

A instalação agora concluída, inova pelo facto de utilizar tecnologia de ultrafiltração, uma solução ainda pouco desenvolvida em Portugal e a primeira a ser instalada na Águas do Norte. A sua implementação aumentou a capacidade de tratamento do SAA de Vila Chã em 100 m3/h, a partir da captação de Mascanho, promovendo maior resiliência do sistema perante condições desfavoráveis e satisfazendo as exigências no tratamento de água para consumo humano, mesmo na presença de águas superficiais e subterrâneas de menor qualidade.

A empreitada contemplou os trabalhos de reabilitação das células e da câmara de manobras do reservatório do Crueiro, a construção de novo reservatório de água bruta e restantes circuitos hidráulicos. No que diz respeito a equipamentos e instalações elétricas, incluiu a montagem de uma etapa de pré-oxidação e da unidade contentorizada de ultrafiltração, bem como todos os equipamentos necessários ao correto funcionamento da instalação, quadros elétricos, automação, supervisão e telegestão, com integração no sistema do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined