Águas do Norte inicia processo de reformulação da rede Wi-Fi


A Águas do Norte, iniciou a primeira fase do projeto de reformulação da sua infraestrutura de rede Wi-Fi. Com o compromisso constante de melhorar o serviço aos seus trabalhadores, a Águas do Norte investiu em tecnologia de ponta para aprimorar a conectividade e a eficiência da sua rede sem fios.

Apesar de praticamente todos os serviços serem já suportados exclusivamente por rede sem fios, a crescente necessidade de conectividade rápida e confiável impulsionou esta iniciativa estratégica, que a atual solução, já não conseguia proporcionar. O projeto de reformulação da rede Wi-Fi será executado em várias etapas, sendo que nesta primeira fase abrangerá apenas as instalações com funções mais críticas e mais relevantes da empresa.

A nova rede Wi-Fi contará com pontos de acesso de última geração, que possibilitarão velocidades mais rápidas eo acesso de forma mais eficiente. A cobertura da rede será também ampliada para garantir uma conectividade mais estável em todas as áreas das instalações.

Esta nova infraestrutura vai igualmente incluir avançadas medidas de segurança para proteger dados e informações críticas, possibilitando a gestão de identidade e controle de acesso, garantindo a segurança da rede e a aplicação de políticas de acesso de forma consistente. A solução permite ainda a autenticação de dispositivos e utilizadores na rede e a aplicação de políticas de segurança com base em vários critérios.
A solução de gestão da rede será mais inteligente, o que simplificará a administração e a monitorização da rede Wi-Fi.
Uma rede Wi-Fi robusta e eficiente é essencial para atender às necessidades dos trabalhadores da Águas do Norte, sendo que esta reformulação reflete o compromisso contínuo da empresa com a excelência e a inovação em todos os aspetos da atividade que desenvolve no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”.

Espera-se que esta reformulação da rede Wi-Fi, que será complementada com um investimento em equipamentos de switching, proporcione uma base sólida para o crescimento futuro e melhore significativamente a segurança dos sistemas e as condições de trabalho. Esta primeira fase do projeto tem um investimento global de cerca de 140.000 EUR, e espera-se a sua conclusão até ao final do ano de 2023.