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Águas do Norte participa nos "Encontros SAMA 2020"
A Águas do Norte, participou recentemente num workshop sobre a transformação digital dos serviços públicos, que teve lugar no dia 16 de novembro, como parte dos "Encontros SAMA2020". Este ciclo de workshops, organizado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), teve um enfoque nas "Tecnologias Emergentes", e decorreu na CIM Oeste, nas Caldas da Rainha, no Salão Nobre da OESTECIM.
Tendo sido convidada como entidade oradora, a Águas do Norte foi representada pelos colaboradores Duarte Silva e Paula Vale Fernandes, tendo a oportunidade de apresentar o seu projeto financiado pelo SAMA2020, intitulado "POCI-05-5762-FSE-000208 - PAGIRAA - Plataforma Analítica para a Gestão Inteligente de Redes de Abastecimento de Água".
O projeto PAGIRAA, que tem como objetivo principal a implementação de uma solução com base em técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência de dados, visa melhorar processos operacionais, reduzir custos e minimizar impactos ambientais no setor de abastecimento de água e saneamento. A Águas do Norte orgulha-se dos avanços alcançados e do impacto positivo que esta solução tem trazido para a empresa e todas as partes interessadas, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos, num projeto que se iniciou em 2019, orçamentado em 300.000 EUR e um apoio financeiro da União Europeia de 255.000 EUR.
No âmbito do mesmo projeto, foi desenvolvido um ecossistema de conhecimento denominado "Wikcenter", que alberga diversas aplicações entretanto premiadas, sendo as mais conhecidas, o CAN e o "Barragens na Palma da Mão", destacando-se a abordagem abrangente para a gestão e monitorização de ativos, contribuindo significativamente para aumentar a eficácia e eficiência das operações da Águas do Norte.
Estes workshops, através da apresentação de casos práticos como o PAGIRAA, procuram fomentar o debate entre entidades e agentes públicos sobre a transformação digital dos serviços públicos e novas formas de relacionamento com os cidadãos. O objetivo passou por enquadrar os desafios atuais e discutir como as tecnologias emergentes, modelos empresariais disruptivos e esquemas de governação de redes podem acelerar a inovação nos serviços públicos.